MENINAS E MENINOS NA ESCOLA: A MODELAGEM DAS DIFERENÇAS

Autores

  • Diva do Couto Gontijo Muniz Universidade de Brasília ”“ UnB

Palavras-chave:

Escola; Diferenças; Representações; Gênero.

Resumo

Trata-se de estudo acerca da construção social das diferenças na sociedade mineira oitocentista, no qual foi privilegiado o espaço institucional das escolas de instrução primária como lugar de produção/reprodução dessas diferenças. Procuramos, sob enfoque interdisciplinar, desvendar como se deu tal construção; como práticas escolares cotidianas e as representações que as presidem respondem por uma escolarização diferenciada sob as perspectivas de classe, raça e gênero.

Biografia do Autor

  • Diva do Couto Gontijo Muniz, Universidade de Brasília ”“ UnB

    Historiadora, Mestre pela Universidade de Brasília e Doutora pela Universidade de São Paulo, é professora da graduação e da pós-graduação do Departamento de História da UnB. Atua na Linha de Pesquisa História: Discurso, Imaginário e Cotidiano, com o sub-tecorte Estudos Feministas e de Gênero. Em torno dos eixos temáticos, gênero, religião e educação, vem desenvolvendo pesquisas sobre o Brasil no século XIX, sob uma perspectiva interdisciplinar em que se prioriza a História Cultural.

Publicado

2012-01-05

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

MENINAS E MENINOS NA ESCOLA: A MODELAGEM DAS DIFERENÇAS. (2012). T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 8(1-2), 189-218. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/textos/article/view/27808

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)