Submissão
Diretrizes para Autores
Os textos devem ser inéditos e o autor dá fé de que são autorais ao submetê-los a nossa apreciação. Não condenamos de forma plana todo tipo de “autoplágio”, pois entendemos que todo pensamento vive de suas próprias reformulações. Mas, como também vivemos em um mundo de quantificações, solicitamos que os autores indiquem em nota de rodapé quando houver uma remissão a um outro trabalho seu no interior do argumento.
A revista trabalhará com verificação mecânica de plágios evidentes. Quando houver práticas que muito se aproximem ao plágio, como paráfrases ou excesso de citações, os editores entrarão em contato com o autor para sugerir modificações
Os editores não farão qualquer outro tipo de intervenção estilística ou formal nos artigos; incentivaremos, ao contrário, a diversidade de formatos, modos de expressão e de exposição. Nos limitaremos estritamente às correções de ordem gramatical e ao combate ao plágio.
As únicas normas a serem seguidas são as de padronização para ajudar o diagramador:
Título em caixa baixa, em português (ou na língua original do artigo)
Título em uma segunda língua
Resumo em português de 200 a 250 palavras (ou na língua original do artigo). De 3 a 5 palavras-chave.
Resumo em uma segunda língua
Os artigos não devem conter identificação do autor no arquivo submetido, nem mesmo em nota de rodapé.
Não use tabulação de parágrafo. Não use nenhum tipo de numerador ou marcador.
Letra Time new roman 12, não use letra menor para as citações, use itálico.
Todas as citações no formato autor data: (ROUSSEAU, 1992: 12)
Aceitaremos, mediante diálogos, outras formas consagradas de citação dependendo da área do artigo.
Use notas de rodapé apenas para explicações. As citações de autores nas notas de rodapé também devem vir no formato autor/data supracitado.
Não inclua imagens e legendas no arquivo. Envie-as em arquivo separado.
Os direitos autoriais das imagens são de responsabilidade dos autores dos artigos.
Referências bibliográficas ao final do artigo e não em notas.
Seções:
Dossiê
A cada número a equipe editorlal sugerirá um dossiê temático.
Artigos em geral
Artigos que não necessariamente se voltam ao núcleo de problemas sugerido pela proposta editorial de cada um dos números.
Traduções
A revista aceita traduções desde que o tradutor tenha os direitos para a publicação. A revista dará preferência a traduções comentadas e/ou apresentadas por um pequeno prefácio.
Resenhas
Publicaremos resenhas, desde que não sejam meros resumos de livros recém-publicados. As resenhas devem ser críticas e articular argumentos em torno do livro que comentam. Não há, assim, regras quanto à data da publicação do livro resenhado. O critério de publicação será a relevância da própria resenha como artigo autoral.
Miscelâneas
A revista não se furtará a publicar textos menos canônicos, que não se apresentam no formato paper. Faz parte da política editorial questionar a formatação acadêmica, na qual o rigor parece ser sempre algo externo que concede de antemão cientificidade formal ao conteúdo. Para tornar a crítica efetiva tentaremos avaliar textos e produções nos quais o rigor não é apenas um arcabouço externo posposto ao conteúdo, textos em que a própria forma de exposição é um questionamento rigorosa e científico; mas sem descurar, todavia, das dificuldades implicadas nessa avaliação.
Controversas
Nesta seção, receberemos críticas e comentários aos artigos publicados já publicados. As críticas devem se referir ao conteúdo dos textos, nunca a seus autores. Haverá mediação dos editores.
Artigos
Política padrão de seçãoPolítica de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.