Ciclabilidade viária urbana: indicadores para o município de Belo Horizonte- MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v14n2.2023.48691Palavras-chave:
Ciclabilidade, Mobilidade Urbana, Transporte Ativo, Transporte não MotorizadoResumo
A maneira como as pessoas se deslocam nas grandes cidades brasileiras é reflexo do complexo processo de produção e apropriação do espaço urbano, que no sistema de transportes se caracteriza pela crescente taxa de motorização individual e na precariedade da prestação de serviços de transportes públicos. O objetivo geral deste paper é avaliar o nível de ciclabilidade viária do município de Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil, tendo como base a proposição e análise de indicadores para avaliar o grau de adequação das vias urbanas ao uso da bicicleta como modo de transporte. De um modo geral, os resultados obtidos indicam que significativa parcela das vias de Belo Horizonte apresenta bons níveis de ciclabilidade. Esse desempenho costuma contrariar o senso comum que tende a considerar o município, dada sua topografia e clima, como inapropriado ao uso da bicicleta como modo de transporte. Na verdade, Belo Horizonte possui elevado potencial ciclável ainda muito subutilizado, especialmente se existir um investimento na ampliação da infraestrutura viária exclusiva/preferencial.
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