Resiliência, incerteza e gestão de sistemas socioecológicos complexos.
Entrevista com o professor Lance Gunderson
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v7n2.2016.19872Resumo
Nesta edição especial, os editores convidados apresentam uma entrevista (texto principal em inglês), realizada com o ilustre professor e pesquisador Dr. Lance Gunderson, um dos precursores da abordagem da resiliência nos Estados Unidos e no mundo. Lance Gunderson possui bacharelado e mestrando em Botânica, e doutorado em Engenharia Ambiental cursados na Universidade da Flórida. Atualmente, ele atua como professor titular no Departamento de Ciências Ambientais da Universidade de Emory nos Estados Unidos, sendo também co-editor chefe do periódico internacional Ecology and Society (www.ecologyandsociety.org). Lance possui uma notável experiência acadêmica e profissional, desempenhando um papel crítico no estabelecimento do grupo Aliança para a Resiliência, e tendo servido como diretor executivo da Rede para a Resiliência, coordenador da Aliança para a Resiliência, e membro do comitê científico do Centro de Pesquisa e Monitoramento do Grand Canyon, além de outras posições de destaque. Desde o início de sua carreira acadêmica como estudante e então pesquisador de pós-doutorado na Universidade da Flórida, o Dr. Gunderson tem produzido uma extensa quantidade de livros e artigos sobre a temática da ecologia e dinâmica de sistemas socioecológicos complexos, tendo organizado, juntamente com o Prof. Buzz Holling, o livro “Panarchy” em 2002 (Panarquia em português), que trata do estudo da dinâmica multi e trans-escalar de sistemas complexos. Em 2007, ele foi condecorado com o título de Beijer Fellow, pelo Instituto Beijer de Ecologia Econômica da Academia de Ciências da Suécia (www.beijer.kva.se). O seu trabalho é voltado para a integração entre ciência e políticas públicas para a gestão de sistemas naturais de larga escala.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.