Avaliação da resiliência socioecológica como ferramenta para a gestão da fronteira amazônica:
experiências e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v7n2.2016.19936Resumo
A Amazônia brasileira compreende um conjunto único de paisagens e dinâmicas socioecológicas interdependentes, configuradas por uma diversidade de atores, ecossistemas, usos da terra e práticas de manejo de recursos naturais. No entanto, a sociedade brasileira e global vivencia um momento de alto risco em relação à sustentabilidade da mega biodiversidade das paisagens amazônicas. A transformação e degradação destes ambientes decorre do modelo de desenvolvimento adotado no país, em conjunto com o modelo político e fatores associados como mudanças climáticas, desmatamento, uso intensivo da terra para agropecuária, mineração, implementação de infraestrutura de forma inadequada, contaminação por agrotóxicos, entre outros. Estaremos à beira de um limiar (em inglês, “threshold”) de transformação dos sistemas socioecológicos amazônicos, para ambientes mais secos, menos diversos e mais vulneráveis ao fogo, inundações, insegurança alimentar etc.? Como estabelecer um processo de governança para a Amazônia, considerando e respeitando a sua socio-biodiversidade, neste cenário de transformação?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.