Como escrever (e publicar) artigos científicos em inglês e não morrer tentando
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v7n1.2016.16855Resumo
“O sucesso na publicação de papers é o principal indicador de desempenho científico. No entanto, os estudantes raramente recebem qualquer formação em escrita científica. A única maneira que eles têm de aprender sobre os principais componentes de um artigo e como os trabalhos científicos estão organizados é por intuição, opção que pode ser ineficaz e/ou ineficiente; ou por tentativa e erro, estratégia que pode desperdiçar muito tempo e ferir sua confiança [...] O desafio de produzir artigos bem escritos é especialmente difícil para os falantes não-nativos de inglês, que representam a maioria dos cientistas de todo o mundo.”
Howard S. Becker. Truques da escrita. Para começar e terminar teses, livros e artigos. São
Paulo: Zahar, 2014. 253 p. Tradução de Denise Bottmann; revisão de Karina Kuschnir. ISBN
978-85-378-1394-2
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.