Os empresários, a política e a web:

mapeando as atividades políticas nos portais das federações de indústrias brasileiras

Autores/as

  • Sérgio Braga Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maria Alejandra Nicolás

Resumen

O objetivo do trabalho é apresentar os resultados de  nossa pesquisa sobre o “grau de informatização” dos portais das  federações das indústrias de 27 unidades subnacionais brasileiras,  especialmente o mapeamento que efetuamos das atividades  políticas desenvolvidas pelos empresários a partir desses portais.  Esse objetivo geral desdobra-se em dois objetivos específicos: a)  apresentar uma proposta de mensuração do grau de informatização  e de utilização da Internet pelas federações de indústrias, visando  a avaliar o quanto estas entidades avançaram no uso da Web para  divulgar suas atividades e interagir com o cidadão comum; b) elaborar  e aplicar instrumentos teórico-metodológicos para a análise de tais  dados, especialmente para a avaliação da eficácia da Internet como  instrumento de organização da ação política do empresariado.    

Biografía del autor/a

  • Sérgio Braga, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp), é professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do  convênio estabelecido entre a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e a UFPR para a  implantação do Sistema de Monitoramento dos Eleitos, no âmbito da Rede de Participação  Política do Empresariado. 

  • Maria Alejandra Nicolás

    Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em  Gestão de Programas, Projetos e Políticas Sociais pela Pontífice Universidade Católica  do Paraná (PUC-PR), coordena o grupo de pesquisadores do projeto “Quem são e o que  fazem os políticos paranaenses? Avaliando e monitorando a atuação das elites políticas  paranaenses pela internet (2007-2011)”; desenvolvido em convênio com a Federação das  Indústrias do Paraná (FIEP).    

Publicado

2011-04-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Os empresários, a política e a web:: mapeando as atividades políticas nos portais das federações de indústrias brasileiras. (2011). Sociedade E Estado, 24(2), 439-490. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5472

Artículos más leídos del mismo autor/a