A questão social, o Estado e o mito redentor da acção local:

lógicas e tensões presentes nas políticas e no trabalho social

Autores/as

  • Fernando Ferreira

Palabras clave:

Questão social, Estado, Acção local, Políticas e trabalho social

Resumen

 

Este artigo analisa e confronta diferentes lógicas e tensões que caracterizam a questão social nas sociedades contemporâneas. Em termos teóricos, discute as transformações do Estado, as políticas de descentralização e contratualização e a emergência de uma ideologia reticular (da organização em rede e em parceria), tendo em conta a sua influência na criação de uma espécie de mito redentor em torno da acção local. Apresenta também resultados de uma investigação etnográfica realizada num município rural do Norte de Portugal que revelam algumas tensões que enfrentam actualmente as políticas e o trabalho social, nomeadamente, entre a natureza societal e estrutural dos problemas e a intervenção pontual e individualizada das intervenções profissionais que manifestam, frequentemente, dilemas entre lógicas de ajuda e de controlo social.

Biografía del autor/a

  • Fernando Ferreira

    Professor e investigador da Universidade do Minho, Portugal. Doutor em Estudos da Criança, área de Estudos Socioeducativos. Director do Mestrado em Associativismo e Animação Sociocultural.

Publicado

2011-04-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A questão social, o Estado e o mito redentor da acção local:: lógicas e tensões presentes nas políticas e no trabalho social. (2011). Sociedade E Estado, 23(3). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5421

Artículos similares

1-10 de 297

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.