A TRANSIÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: PERSPECTIVAS PARA A DEMOCRACIA
Palabras clave:
.Resumen
Partindo de uma crítica à abordagem que explica a abertura política brasileira em termos de “transição pelo alto”, o artigo propõe outro tipo de análise, que interprete em profundidade os casos específicos de liberalização política. Segundo esta abordagem, a explicação da abertura reside na confluência de duas dinâmicas básicas: uma dinâmica de negociação e de pacto conduzida pelas elites e uma dinâmica de pressões e demandas irradiadas da sociedade. A transição brasileira seria, assim, a resultante do choque entre o projeto de mudança concebido pelos mentores do regime autoritário e a vontade política das forças que lhe opuseram resistência.
Colocando-se a partir daí a questão central de como instaurar efetivamente no país uma ordem democrática, constata-se, por um lado, uma retomada do padrão histórico brasileiro marcado pela forte presença estatal e primazia do executivo na política e, por outro, o refluxo dos partidos e das instituições representativas em geral, em fase de retraimento agravado depois das eleições de 1985.
A autora conclui então que um dos desafios que se colocam para o atual processo de consolidação democrática refere-se à possibilidade de que as instituições representativas venham a converter-se em canais efetivos de articulação e de generalização de interesses corporativo-setoriais.
Referencias
DINIZ, Eli. Empresariado e Transição Política no Brasil: Problemas e Perspectivas, IUPERJ, série Estudos, fevereiro de 1984; A Transição Política no Brasil: Uma Reavaliação da Dinâmica da Abertura, DADOS, vol. 28, nP 3,1985, pp. 29-346; O Empresariado e o Momento Político: Entre a Nostalgia do Passado e o Tempo do Futuro, Ciências Sociais Hoje. São Paulo, Cortez, ANPOCS, 1986.
GÓES, Walder de. "Os Militares e a Transição Política”, trabalho apresentado no GT Elites Políticas, durante reunião da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisas em Ciências Sociais. Aguas de São Pedro, São Paulo, outubro de 1985, p. 3.
LESSA, Renato. Dilemas da Institucionalização Brasileira: Os Primeiros Passos Rumo à Constituinte, IUPERJ, série Estudos, n? 46, abril, 1986.
MAINWARING, Scott e SHARE, Donald. “Transitions from Above: Democratization in Brazil and Spain", agosto de 1984, mimeo.
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. O Século de Michels: Competição Oligo- pólica, Lógica Autoritária e Transição na América Latina, DADOS, vol. 28, n<? 3, 1985, pp. 283-310.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1986 Revista Sociedade e Estado

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.