Da obediência ao consentimento:

reflexões sobre o experimento de Milgram à luz das instituições modernas

Authors

  • Sandra Leal de Melo Dahia Universidade Federal do Amazonas.

Keywords:

Sistemas peritos, Confiança, Obediência, Responsabilidade moral, Consentimento

Abstract

O objetivo do presente ensaio é fornecer uma leitura sobre os resultados do clássico experimento de Stanley Milgram em torno da obediência à autoridade a partir de algumas categorias extraídas dos estudos teóricos do sociólogo Anthony Giddens e da filósofa Hannah Arendt. O texto está estruturado em torno de dois aspectos centrais. O primeiro afirma o contexto das tendências culturais e as características das instituições modernas como fatores decisivos para a compreensão dos resultados experimentais. Enfatiza, para tanto, a modalidade de confiança que os sistemas sociais, como os sistemas peritos, instauram na vida hodierna, capaz de produzir uma peculiar subordinação ao conhecimento científico e técnico, concomitante a uma plena desinformação sobre seus princípios de funcionamento. O segundo aspecto do artigo visa realçar a importância da responsabilidade moral dos sujeitos experimentais, propondo, com base nas reflexões de Hannah Arendt, o deslocamento do eixo central da análise do experimento da categoria obediência para a categoria consentimento.

Author Biography

  • Sandra Leal de Melo Dahia, Universidade Federal do Amazonas.

    Doutora em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Published

2016-04-20

How to Cite

Da obediência ao consentimento:: reflexões sobre o experimento de Milgram à luz das instituições modernas. (2016). Sociedade E Estado, 30(1), 225-241. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5959

Similar Articles

1-10 of 16

You may also start an advanced similarity search for this article.