Processos de racionalização e novos desenhos identitários:

a reestruturação da indústria da reparação automotiva e do ofício do mecânico

Autores

  • Laura Senna Ferreira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Palavras-chave:

Identidade, Racionalização, Ofício, Mecânico, Indústria da reparação automotiva

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a elaboração de novos desenhos identitários em uma categoria de ofício que experimenta um momento de intensificação dos processos de racionalização do trabalho e da empresa. Trata-se de analisar as transformações do ofício do mecânico em face da reestruturação da indústria da reparação automotiva, que se intensificou a partir dos anos 1990. Neste texto, pretende-se examinar o “campo da oficina” em um contexto no qual o mercado demanda novas competências profissionais e novas posturas empreendedoras. Busca-se verificar, a partir de um estudo de caso na cidade de Porto Alegre (RS), de que maneira os sujeitos que atuam no segmento têm resistido e/ou negociado com tais exigências, “reparando” as suas identidades.

Biografia do Autor

  • Laura Senna Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    Doutora em sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Como Citar

Processos de racionalização e novos desenhos identitários:: a reestruturação da indústria da reparação automotiva e do ofício do mecânico. (2016). Sociedade E Estado, 31(1), 237-258. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6087

Artigos Semelhantes

1-10 de 897

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.