Notas sobre o acompanhamento e avaliação da pesquisa no CNPq
Palabras clave:
.Referencias
BRASIL, Senado Federal (1988). Constituição Federal da República
Federativa da Brasil. Brasília, Centro Gráfico.
BRISOLLA, S. (1993)- Indicadores quantitativos de ciência e tecnologia
no Brasil. NPCT/Unicamp - COOE/CNPq. (mimeo.)
CNPq (1994a). Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil — Ano
de Referência 1993• Brasília, CNPq, 8 vols.
------------------ (1994b). Relatório de atividades de 1993- Brasília.
------------------ (1991a). Atividades de acompanhamento e avaliação
no CNPq. COAV/APJ, Brasília, (mimeo.)
------------------(1991b). Projeto de acompanhamento e avaliação do
fomento no CNPq. COAV/APJ, Brasília, (mimeo.)
------------------ (1989). Estatuto do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico. Brasília, maio.
------------------ (1987). Levantamento amostrai dos processos de
bolsas e auxílios. Coordenação de metodologia e apoio ao
planejamento. CMAP/SUP, Brasília, (mimeo.)
CHUBIN, D.E. e HACKETT, E.J. (1990). Peerlees science, peer review
and US sciencepolicy. Albany, State University of New York Press.
COELHO, Edmundo Campos (1988). A sinecura acadêmica. Rio de
Janeiro, IUPERJ.
COLE, S.L. Rubin e COLE, J. (1977). “Peer review and the support of
science”. Scientific American, vol. 237, n.° 4 (october), 34-41.
COSAC, Silvana Meireles (1995). Formação de recursos humanos no
exterior: breve estudo sobre o programa de bolsas do CNPq.
Brasília, (mimeo.)
DAL ROSSO, Sadi e TEIXEIRA, João Gabriel (1985). Os mistérios da
caixa-preta: mecanismos de participação na política de ciência
e tecnologia. Educação Brasileira, n.° 15, 2.° sem., CRUB.
DURHAM, Eunice R. (1992). “A institucionalização da avaliação”. In
Durham e Schwartzman (orgs.). Avaliação do ensino superior.
São Paulo, Edusp.
FOLHA DES. PAULO (1991). “Avaliação do CNPq sobre universidades
provoca polêmica”.
GUIMARÃES, Reinaldo (1994). Avaliação e fomento de C&T no Brasil:
propostas para os anos 90. Brasília, MCT/CNPq.
MARTINS, Geraldo M. e GALVÃO, Gerson (1994). O diretório dos
grupos de pesquisa no Brasil e as atividades d? fomento no
CNPq. Brasília, CNPq, (mimeo.)
MARTINS, Ricardo C. de Rezende (1987). O sistema de acompanhamento
e avaliação da Capes: notas críticas sobre evolução.
Brasília, (mimeo.)
MENEGHINI, Rogério e FONSECA, Lúcia (1990). “índices alternativos
• da avaliação de produção científica em bioquímica no Brasil.
Ciência e Cultura, 42(9) (set.), 629-45.
NICOLETTI, L. (1988). “Participação da comunidade científica na
política de ciência e tecnologia: o CNPq”. In Série Estudos para
o Planejamento da Ciência e Tecnologia, n.° 1 Brasília,
MCT/CNPq/CPCT.
PETRUCCI, Vera Lúcia (1993). Condicionantes da trajetória institucional
da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São
Paulo. Dissertação de mestrado em Política Científica e Tecnológica,
Campinas, Unicamp.
REIS, Fábio Wanderley e SCHWARTZMAN, Simon. “Uma política de
ciência e tecnologia para a sociedade brasileira para progresso da
ciência (SBPC)”. In Estudos e Debates, n.° 17, CRUB, pp. 59-70.
SCHWARTZMAN, S. e CASTRO C.M. (orgs.) (1986). Pesquisa universitária
em questão. São Paulo, Unicamp/CNPq ícone Editora.
THULSTRUP, Erik W. (1992). Improving the quality of research in
developing country universities. Free Background Paper Series,
The World Bank.
VELHO, Lea (1989). “Avaliação acadêmica: a hora e a vez do ‘baixo
clero’”. Ciência e Cultura, 41(10): pp. 957-68.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Sociedade e Estado

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.