APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PEER INSTRUCTION
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46000Palavras-chave:
Ensino de Física. Peer Instruction. Ensino.Resumo
O método clássico de aulas expositivas possui algumas limitações, em comparação às novas metodologias de ensino que vem surgindo. O Peer Instruction (inglês para instruções por pares) é uma metodologia ativa de ensino de física, que com o avanço da tecnologia nos tempos atuais, vem sendo cada vez mais usados em salas de aula, diferenciando-se das atividades expositivas que são um modo clássico de aulas de todas as disciplinas. Nesse trabalho, a proposta do “O Peer instruction” é envolver tecnologias, interação, diálogo entre alunos e professores, e também há uma troca de conhecimentos entre todos os integrantes de sala. Com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos durante as aulas, foi implementado um sistema de votação entre os alunos, a partir de um aplicativo de smartphone, para poder verificar a porcentagem de acertos da turma, e de acordo com a frequência de acertos, chegaria em um momento da aula em que irá ocorrer a formação de grupos para a discussão do tema proposto pelo professor em sala de aula, sendo que esse é o momento pelo qual foi criado a metodologia ativa de ensino, além de mostrar sua eficácia no ensino de física. Em comparação com o modelo clássico de ensino, iremos mostrar que o método também é mais eficiente em certos casos.
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