O USO DO PLANET HUNTERS TESS COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.45800Palavras-chave:
Planet Hunters TESS. Luminosidade. Kepler. Ensino de Astronomia.Resumo
O presente trabalho consiste em uma breve análise da implementação do software Planet Hunters TESS como uma ferramenta para o ensino de astronomia. Através dos dados fornecidos pelo projeto Kepler é feito a análise de duas estrelas que são consideradas fortes candidatas a terem planetas orbitando em torno de si. Demonstramos de forma simples o cálculo para determina as massas, que é feito através da relação massa-luminosidade e da relação logarítmica entre a massa e luminosidade das estrelas. Essa analise é simples e pode ser facilmente realizado por alunos do ensino médio.
Referências
COSTA JUNIOR, Edio da; FERNANDES, Bruno da Silva; LIMA, Guilherme da Silva; SIQUEIRA, Andreza de Jesus; PAIVA, Jéssica Natália Miranda; SANTOS, Marina Gomes e; TAVARES, João Pedro; SOUZA, Taynara Vitória de; GOMES, Thaciara Marcela Ferreira. Divulgacão e ensino de Astronomia e Física por meio de abordagens informais. Rev. Bras. Ens. Fis. 40, e5401 (2018). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/4TB9vNbxxWBbt6ndcygtjBh/abstract/?lang=pt. Acessado em: 12 de set. 2022.
LIMA, Nathan Willig; ALVES-BRITO, Alan; NASCIMENTO, Matheus Monteiro. Da Lei de Titius-Bode ao embate entre a Matéria Escura e a Dinâmica de Newton Modificada: uma trajetória epistemológica pela Astronomia. Rev. Bras. Ens. Fis. 44, e20210382 (2022). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/gchRVx5RPcGtxtM6Td9rJYF/. Acessado em: 12 de set. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).