Mecânica e Corpo Humano: desenvolvimento de uma ferramenta hipermídia para o estudo da dinâmica em ações naturais humanas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.43036Palavras-chave:
Hipermídia. Ensino de Física. Mecânica. Corpo humanoResumo
Calcular a velocidade com que um carro percorre a distância entre duas cidades, estimar o tempo necessário para um corpo em queda livre tocar o solo, ou observar a influência da Lua sobre o fenômeno das marés, são exemplos do cotidiano que facilmente nos faz lembrar da Física. Entretanto, não é comum se atentar para o fato de que as ações de movimento realizadas de forma natural pelo corpo humano, tais como levantar-se e caminhar, são também ações descritas pelas leis da Física. Este artigo descreve a criação de uma ferramenta de hipermídia construída para mostrar como a Física é capaz de explicar movimentos simples e cotidianos do nosso corpo. O desenvolvimento da ferramenta, construída com auxílio do software de edição e apresentação de texto PowerPoint, buscou explorar os recursos multimídia de navegação, som e imagem, para apresentação de questões e conteúdos, bem como a análise crítica de vídeos demonstrativos de ações naturais humanas, tais como sentar, correr e saltar. A observação e discussão de ações tão habituais a partir da hipermídia tem o potencial de nos proporcionar a constatação dos diferentes conceitos físicos usando o corpo humano como laboratório e, portanto, ampliar a capacidade de observar e refletir conceitos, ao passo que se busca entender o mundo a nossa volta.
Referências
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 259-272, 2003.
MICHA, D. N.; FERREIRA, M. Física no esporte-parte 1: saltos em esportes coletivos. Uma motivação para o estudo da mecânica através da análise dos movimentos do corpo humano a partir do conceito de centro de massa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 1-9, 2013.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.
PORTAL INEP - Dados do Censo Escolar. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-escolar-noventa-e-cinco-por-cento-das-escolas-de-ensino-medio-tem-acesso-a-internet-mas-apenas-44-tem-laboratorio-de-ciencias/21206. Publicado em 12 de fevereiro de 2019. Acesso em 01 de agosto de 2020.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente (4ª edição brasileira). São Paulo: Martins, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).