EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE RESSONÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12077Palavras-chave:
Ressonância. obstáculos epistemológicos. perfil epistemológico.Resumo
Neste trabalho, buscamos investigar quais seriam os possíveis obstáculos epistemológicos existentes no sistema cognitivo de um grupo de estudantes do Ensino Médio para a aprendizagem do conceito de Ressonância e descrever um exemplo de perfil epistemológico para este conceito, segundo Bachelard (BACHELARD, 1996). Para isso, aplicamos um questionário com questões diagnósticas sobre o referido conceito para uma amostra de 33 estudantes. Verificamos que os principais obstáculos epistemológicos sugeridos nas respostas destes estudantes foram o obstáculo verbal e o substancialista e que os estudantes pesquisados evidenciam uma concepção baseada na filosofia empirista e positivista para o conceito de Ressonância.Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional 1. . Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BACHELARD, G. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BACHELARD, G. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
BACHELARD, G. poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BACHELARD, G. A epistemologia. Tradução de Fátima Lourenço Godinho e Mário Carmino Oliveira. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa ”“ Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).