ANÁLISE ESTÁTICA DE CHASSI BASEADA EM UM MODELO FORMULA SAE UTILIZANDO ANSYS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20827Keywords:
Chassi. Análise de convergência. Elementos Finitos. Otimização.Abstract
O chassi é a principal estrutura de um veículo. Nele estão acoplados todos os subsistemas do automóvel. Desta forma, esta estrutura deve ser projetada para garantir a absorção dos esforços provenientes das cargas permanentes, bem como das cargas acidentais nafinalidade de proteger o usuário que se encontra no interior do automóvel. A estrutura, portanto, deverá ser flexível para garantir a proteção do passageiro e leve para atender as demandas de velocidade e economia, dentre outras. O presente trabalho propõe a análise estática de um chassi modelo fórmula SAE, por meio de duas modelagens que utilizam elementos unidimensionais. Será conduzida uma análise de convergência com o uso do ANSYS. Desta forma serão avaliados o desempenho dos elementos e suas limitações. Buscar-se-á, também um modelo mais econômico, tomando-se como limites de sua viabilidade a tensão máxima admissível.
References
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