ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20775Keywords:
ROPS. Ansys. Carregamentos dinâmicos. Impacto.Abstract
Uma Estrutura de Proteção em Capotamento (ROPS ”“ Roll Over Protectoin Structure) é um sistema de segurança veicular responsável por garantir a integridade dos tripulantes em situações de capotamento. A ação dessa estrutura consiste em impedir que as cargas de impacto que agem sobre a carroceria em sucessivos tombamentos a deformem de modo a invadir o DVL (Deflection Limiting Volume, ou Volume Limite de Deflexão), ao mesmo tempo em que assegura que a energia associada não seja repassada ao condutor ou passageiros. Seu uso, atualmente, está ligado a veículos agrícolas, de mineração, de defesa civil e de esportes automotores, sendo, assim, regulado por associações responsáveis por tais setores. Neste trabalho, será realizada uma análise computacional a respeito do comportamento mecânico de uma estrutura ROPS, desenvolvida para um veículo HUMMER,sob a ação de carregamentos dinâmicos (cargas de impacto), baseando-se nas especificações determinadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela Norma Australiana.
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