IDENTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS DO SUBSISTEMA PROPULSIVO DA PLATAFORMA MULTI-MISSÃO USANDO MÍNIMOS QUADRADOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i19.15025Abstract
Este artigo visa implementar o método dos Mínimos Quadrados (MQ) na
identificação de parâmetros de uma parte do subsistema propulsivo da Plataforma Multimissão (PMM). Os dados e modelos do subsistema são baseados no trabalho de mestrado desenvolvido ao longo do ano de 2012 pelo autor [1]. A introdução apresenta uma breve introdução aos conceitos fundamentais, explicando o que são modelos baseados em fluxos físicos e informacionais. A metodologia é subdividida em quatro partes: descreve-se o
método dos mínimos quadrados, contextualizando-o no estudo do subsistema em questão; a seguir é feita uma breve descrição geral do subsistema, destacando os principais fenômenos envolvidos; na sequência descreve-se o submodelo analítico mais geral, que servirá de base para a identificação de parâmetros; e finalmente é feita a aplicação do método. Na seção de
resultados e discussão apresentam-se gráficos e tabelas de empuxo e vazão mássica de propelente para diversos erros considerados. A conclusão destaca a importância de se levar em conta o desvio padrão, revelando que o erro de medição de uma variável geralmente afeta outras, levando a um efeito multiplicador que deve ser levado em conta nos modelos computacionais.
Palavras-chave: Propulsão aeroespacial; Modelagem física; Modelagem informacional;Â Validação; Mínimos quadrados.
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