ANÁLISE DE CONTROLE DE ESCOAMENTO EM AERONAVES USANDO FOTOELASTICIDADE PARA VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE PROTÓTIPOS FEITOS DE RESINAS TRANSPARENTES

Autores

  • Bruno G. Neto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cássio S. F. Chamone
  • Filipe G. Vieira
  • Marco Túlio Silva
  • Pedro Américo Almeida Magalhães Júnior

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21046

Palavras-chave:

Análise estrutural. Elementos finitos. Foto elasticidade. Limite de escoamento. Aerodinâmica.

Resumo

No contexto do estudo dinâmico do escoamento, o artigo mostra uma metodologia inédita. Há uma grande dificuldade em determinar o momento de transição do fluxo laminar para turbulento em ensaios experimentais, além disso, muitos dos modelos em escala empregados em análises em túnel de vento costumam ter um custo razoável e demandam um tempo elevado de construção. Este trabalho conta com uma verificação de modelos numéricos de aerodinâmicos através do ensaio em túnel de vento com uso de lentes de fotoelasticidade e câmeras fotográficas, o que permitirá verificar o momento em que as tensões aumentam sobre o modelo e determinar a transição dos regimes. Também, a produção de modelos em resina transparente desenvolvidos em ferramenta de CAD, traz ao projeto um ganho de tempo, redução de custos e possibilidade de experimentação inovadora. Considerando o aspecto da redução do arraste proveniente do ar, a intenção de estabelecer uma correlação das melhores medidas de controle do escoamento a baixos custos representa a possibilidade de emprego imediato das tecnologias, com significativa economia nos âmbitos do consumo de combustível e manutenção de componentes de superfície, além de possibilitar maiores velocidades e, consequentemente, redução do tempo de voo. Simulações computacionais verificam os dados experimentais.

Referências

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

ANÁLISE DE CONTROLE DE ESCOAMENTO EM AERONAVES USANDO FOTOELASTICIDADE PARA VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE PROTÓTIPOS FEITOS DE RESINAS TRANSPARENTES. (2017). Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(23), 218-236. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21046

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