ANÁLISE ESTRUTURAL DOS ESFORÇOS SOFRIDOS POR UM MÓDULO FOTOVOLTAICO SUBMETIDO À VELOCIDADE MÉDIA REAL DO VENTO EM BELO HORIZONTE USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21042Palavras-chave:
Análise estrutural. Esforços em módulo fotovoltaico. Análise por elementos finitos. Métodos computacionais.Resumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise estrutural virtual de um módulo fotovoltaico instalado no topo de prédios com, em média, 30 metros de altura (em torno de 10 andares), na cidade de Belo Horizonte/MG/Brasil, com a finalidade de avaliar a distribuição do stress e das deformações sobre o componente, quando submetido à velocidade média real do vento local, que representa as condições de trabalho do mesmo. Para este estudo, foi gerado um modelo do módulo fotovoltaico em CAD que, posteriormente, foi importado para o software ANSYS 16.2, no qual foi submetido à força dos ventos conforme norma NBR-6123. Por fim, foi realizada a análise dos resultados referentes ao comportamento deste módulo quando sujeito a estas condições.
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL, 2015. Resolução Normativa N° 687, de 24 de Novembro de 2015.
ANSYS, 2013. Ansys Mechanical User's Guide.
Arrais, G., 2011. Pressões exercidas pelo vento em fachadas de edifícios altos: estudo comparativo dos valores obtidos através de ensaios em túnel de vento e especificações normativas.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Forças devidas ao vento em edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 1988.
HIBBELER, R. C., 2004. Resistência dos Materiais.
MAKOWSKI, D., 2004. Ação do vento em coberturas isoladas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.