Prevalência da matutinidade-vespertinidade em estudantes da educação básica, em Brasília

Autores

  • Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro Secretaria de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação, Saúde Coletiva

Resumo

Tendo em vista queixas relacionadas com o sono em crianças e adolescentes, pesquisadores tem dedicado tempo em estudá-las. Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão integrativa das publicações relacionadas com o padrão do ciclo vigília/sono, verificando as preferências da Matutinidade/Vespertinidade de estudantes da Educação Básica. Participaram do estudo 364 alunos do ensino fundamental com idade entre 11 e 15 anos. A validade de constructo foi por critério preditivo. A escala de ritmo circadiano foi aplicada na sala de aula. Como resultado, chegou-se a conclusão de que organização do padrão sono-vigília e a consolidação do sono são sujeitas a várias modificações ao nível do ritmo sono-vigília e da duração e estrutura do sono, que comprovam muitas das patologias do sono se iniciam na infância. Além disso, a privação de sono altera o conteúdo da atividade mental durante o sono, diminuindo o rendimento cognitivo, motor e neuro comportamental relacionando osprocessos de atenção, memória, concentração e rendimento acadêmico. Estes resultados dos estudos levam a evidências de que os adolescentes preferiram a vespertinidade.

Biografia do Autor

  • Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro, Secretaria de Educação do Distrito Federal

    Professor de Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental e Médio. Mestrando em Ciências da Saúde- Faculdade de Saúde/Universidade de Brasília

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Publicado

22-08-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Prevalência da matutinidade-vespertinidade em estudantes da educação básica, em Brasília. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 13º de março de 2025];5(3):pag. 904-920. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/477