Resiliência:

potencialidade às capacidades de proteção das pessoas sob-risco de neuropatia diabética

Autores

  • Luzia Wilma Santana Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Fabiana Galvão Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Camila Fabiana Rossi Squacini UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Jarede Souza Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Vilma Maria Gonçalves Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Valéria Santos Ribeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Déborah Ferreira Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Geíza Santos Araújo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde Pública

Resumo

O estudo teve como objetivo conhecer as potencialidades humanas positivas de pessoas sob-risco de neuropatia diabética em ações interventivas de educação em saúde à promoção da capacidade de resiliência para o autocuidado. Pesquisa de método misto, com foco na abordagem pesquisa-ação, parte de uma pesquisa guarda-chuva, fundamentada nos saberes de resiliência, realizada no município de Jequié-Bahia, no período de maio-junho/2014 com 13 mulheres idosas. Os dados foram coletados por meio de uma pergunta em profundidade e Escala de Resiliência de Connor-Davidson e submetidos à análise de conteúdo e estatística descritiva às variáveis da Escala. Os resultados demonstraram alto nível de resiliência 77,61, ocorrendo variação expressiva nos escores, com mínimo de 51 e máximo de 95, dado com correlação positiva à única categoria emergida no estudo destacando bem-estar espiritual e sentir-se inseridas em grupos pelas participantes, imbricando os sentimentos de ser a família sua maior expressão de força enquanto sujeito existencial. Conclui-se ser a resiliência expressa pelas mulheres como um ‘energético’ interior do ser no sentido de vigorar suas potencialidades no cuidado de si.

Biografia do Autor

  • Luzia Wilma Santana Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

    Enfermeira. Professora MS, Ph.D. em Enfermagem, Titular do Departo. de Saúde II/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB.

  • Fabiana Galvão Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

    Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ex-bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, período ago2013-jul2014. Membro do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB.

  • Camila Fabiana Rossi Squacini, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

    Professora Assistente do Depart°. de Saúde I/UESB. Doutoranda em Educação Física pela UFSC. Mestre em Ciências. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Membro efetivo do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB.

  • Jarede Souza Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

    Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ex-bolsista de Iniciação Científica PIBIC-UESB, período ago2013-jul2014. Membro do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB.

  • Vilma Maria Gonçalves Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

    Psicóloga. Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.

  • Valéria Santos Ribeiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

    Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital. Ex-bolsista de Extensão do Projeto Idoso Saudável é Idoso Ativo: Possibilidades a Partir de Vivência no NIEFAM, período abr2013-dez2014.

  • Déborah Ferreira Rodrigues, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

    Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB. Ex-bolsista de Extensão do Projeto Idoso Saudável é Idoso Ativo: Possibilidades a Partir de Vivência no NIEFAM, período mai2014-dez2014.

  • Geíza Santos Araújo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

    Graduada em Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná - Polo Jequié/BA (2008). Graduanda em Psicologia na Faculdade de Tecnologia e Ciências - Jequié/BA. Estagiária de psicologia pela SESAB no HGPV (2013/2014) - Jequié/BA. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.  Email:

Downloads

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Resiliência:: potencialidade às capacidades de proteção das pessoas sob-risco de neuropatia diabética. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 23º de fevereiro de 2025];6(2):Pag. 1210-1228. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/2900