A TRANSMISSÃO MARTENO-INFANTIL DO HIV:

UMA REVISÃO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM

Autores

  • Franciele Fagundes Fonseca
  • Bruna Rodrigues de Jesus
  • Karoline Tiago Rocha
  • Sira Samayka de Souza Silva
  • Debora Cristina da Silva Andrade
  • Fernanda Marques da Costa Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Transmissão vertical de doença infecciosa, HIV, Saúde da Mulher

Resumo

O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre osfatores envolvidos na transmissão vertical do HIV. Metodologia: Trata-se de umarevisão de literatura, realizada nos últimos dez anos (2001 a 2010), no qualrealizou-se uma consulta a periódicos presentes na Biblioteca Virtual de Saúde,Periódicos do Portal Capes e documentos oficiais do Ministério da Saúde. Foramencontrados 4.000 artigos no período mencionado, os mesmos foram selecionadospelo idioma português, e exclusão de artigos coincidentes relacionados ao tema.Resultados e Discussão: No Brasil, de 1980 a junho de 2007 foram notificados 474.273casos da doença. As possibilidades de controle dessa pandemia ainda parecemremotas, apesar do desenvolvimento de novas terapias e do esforço mundial nabusca de uma vacina eficaz contra a infecção. Cerca de 40% das transmissões doHIV da mãe para o bebê ocorrem durante a gestação e 65%, no parto. Há, ainda,um risco acrescido de transmissão por meio da amamentação natural, com índicesentre 7% e 22% por exposição durante a mamada. Conclusão: Sendo assim, osserviços de saúde devem estar preparados para esse atendimento e a equipemultiprofissional precisa estar envolvida na busca de solução para astransformações que a infecção pelo HIV trouxe para a assistência da gestante,do feto e da família.

Biografia do Autor

  • Franciele Fagundes Fonseca

    Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros-MG.Brasil.

  • Bruna Rodrigues de Jesus

    Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros-MG.Brasil.

  • Karoline Tiago Rocha

    Academica de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

  • Sira Samayka de Souza Silva

    Academica da universidade estadual de montes claros - Unimontes

  • Debora Cristina da Silva Andrade

    Academica de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros - MG

  • Fernanda Marques da Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

    Enfermeira.Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG.Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de MontesClaros. Docente das Faculdades Pitágoras de Montes Claros - FIPMOC -MG.Email: fernandafjjf@yahoo.com.br. Av. RuiBraga, sn. Vila Mauricéia, Montes Claros-MG.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
A TRANSMISSÃO MARTENO-INFANTIL DO HIV:: UMA REVISÃO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 10º de janeiro de 2026];6(1):pag. 533-548. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/2580

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)