Diagnóstico sanitário do Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida:

subsídios para o manejo e gestão

Autores

  • Rodrigo Barros Sontag Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
  • Ivani Souza Mello Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral diagnosticar os problemas sanitários que o Parque Municipal da Lagoa Comprida em Aquidauana ”“ MS enfrenta, e gerar subsídios para o manejo e a gestão desta unidade de conservação ao se identificar os pontos de poluição, analisando-se a qualidade das águas para classificá-las e enquadrar de acordo com padrões certificados com a idealização de ferramentas como subsídio para o manejo e gestão utilizando-se os métodos eletrométrico, o titulométrico. Devido na concepção de unidade de conservação não sair do papel, e verificar-se lançamento de esgoto “in natura” em suas águas, contaminação por resíduos sólidos e líquidos conseqüentes da urbanização do seu entorno e ser considerado um dos principais atrativos turísticos e recreativos para a população local os dados de pH, OD, Temperatura da água foram coletados in loco através da sonda multiparametro Hanna NI 9828 e  turbidez foi obtida pelo turbidímetro de bancada Alkafit. As análises de Nitrato, Nitrito, Nitrogênio Total, Fósforo Total foram realizados pelo método espectrofotométrico. O diagnóstico sanitário mostrou-se valioso, pois ele deu subsídios para uma discussão do que está contaminando o Parque e vislumbrou ferramentas úteis para uma futura elaboração de um plano de manejo.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Barros Sontag, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

    Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Católica Dom Bosco (2007) . Atualmente é Técnico de Laboratório Área: Recursos Naturai da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária.

  • Ivani Souza Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Quimica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e mestrado em Geociências na área de geoquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente atua em Educação a Distância como orientador de tcc - Pós-Graduação Latu Senso em Educação Ambiental e Saneamento Ambiental e tutora do Curso de Gestão em Saúde. E atua como professora temporária no Curso de Ciencia e Tecnologia de Alimentos da UFMT. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, organização, adsorção, caracterização e planejamento.

Downloads

Publicado

01-08-2017

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Diagnóstico sanitário do Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida:: subsídios para o manejo e gestão. Rev. G&S [Internet]. 1º de agosto de 2017 [citado 23º de fevereiro de 2025];4(1):1248-6. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/179

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)