TABAGISMO, EX-TABAGISMO E FUMO PASSIVO NO DISTRITO FEDERAL:

ANÁLISE DOS DADOS DO VIGITEL, 2006-2013

Autores

  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima Universidade de Brasília
  • Ludmila Da Silva Mello Universidade de Brasília
  • Dayane Luizy Ribeiro dos Santos Universidade de Brasília
  • Kamila Alaman de Oliveira Instituto de Cardiologia, Brasília, Distrito Federal

Palavras-chave:

Tabagismo, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

O inquérito denominado Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) objetiva monitorar a frequência e distribuição dos principais determinantes das DCNT (Doenças Crônicas Não-Transmissíveis) nas capitais dos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal. O presente estudo trata de uma análise quantitativa e descritiva dos achados do Vigitel para os anos de 2006 a 2013, no que diz respeito ao tabagismo, ex-tabagismo e fumo passivo no Distrito Federal. Os achados do Vigitel para o Distrito Federal não convergiram dos dados elucidados em nível nacional. No Brasil e no Distrito Federal, os homens fumam mais do que as mulheres, não somente sob a égide da prevalência, mas também tendo em foco a carga nicotínica ingerida. As taxas de tabagismo passado são maiores na população feminina e, os dados permitiram inferir que muitas mulheres não chegaram ao ponto de abandonar o vício, mas diminuíram consideravelmente a quantidade de cigarros tragados por dia. Sobre o fumo passivo no Distrito Federal, pode-se afirmar apenas que as mulheres são maioria, quando se analisa a população adulta fumante passiva no domícilio. Ao se observar a frequência de fumo passivo entre adultos no local de trabalho, os homens são maioria, tendo inclusive percentuais que ultrapassam o dobro do estimado para os indivíduos do sexo feminino. Atenta-se para o fato de que muitas variáveis analisadas pelo Vigitel não albergam a idade e escolaridade segundo as 26 capitais brasileiras e Distrito Federal, o que confere certa inespecificidade dos dados coletados, não possibilitando o desenho de programas de prevenção e tratamento do tabagismo em nível regional.

Biografia do Autor

  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima, Universidade de Brasília

    Enfermeiro egresso da UnB;Especialização em andamento em Direito Sanitário, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Distrito Federal;Especialização em andamento em Cuidado Pré-natal, Universidade Federal de São Paulo.

  • Ludmila Da Silva Mello, Universidade de Brasília

    Discente do curso de graduação em enfermagem pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, UnB.

  • Dayane Luizy Ribeiro dos Santos, Universidade de Brasília

    Discente do curso de graduação em enfermagem pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, UnB.

  • Kamila Alaman de Oliveira, Instituto de Cardiologia, Brasília, Distrito Federal

    Especialização em andamento em Enfermagem em Cardiologia, Instituto de Cardiologia, Brasília, Distrito Federal. Enfermeira egressa da UnB.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
TABAGISMO, EX-TABAGISMO E FUMO PASSIVO NO DISTRITO FEDERAL:: ANÁLISE DOS DADOS DO VIGITEL, 2006-2013. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 6º de janeiro de 2026];5(4):pag. 2850-2861. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/1581

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)