Avaliação observacional da central de material e esterilização de um hospital universitário
Palabras clave:
Enfermagem, Esterilização, Infecções, Gestão em SaúdeResumen
O presente estudo teve como objetivo apresentar a avaliação observacional da estrutura física e funcionamento da Central de Material e Esterilização de um hospital universitário. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso. A avaliação ocorreu por meio de quatro etapas. Na primeira houve a preparação teórica; na segunda a realização de visita técnica ao setor; na terceira a descrição da estrutura; e a quarta etapa se constituiu na análise do setor através de contextualização com a literatura acerca do assunto. O setor é relevante no contexto hospitalar, pois disponibiliza condições para a realização de procedimentos e para que a assistência seja permeada pela segurança. Identificaram-se situações inadequadas quanto à estrutura da central, que podem ser explicadas pela expansão não planejada do hospital. Ancorando-se nos achados deste estudo, pode-se afirmar que nesse serviço se destaca o papel do enfermeiro. Esse profissional, na figura de coordenador da equipe, deve efetivar no seu cotidiano de trabalho os atributos de liderança e gestão, com postura crítico-reflexiva e pautado em amplo conhecimento técnico-científico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença