Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
Palabras clave:
Educação, Enfermagem, HumanizaçãoResumen
Este estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiu na utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado em enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença