Directrices para un modelo de gestión de riesgos para gestión de personal del Ministerio de Salud

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rgs.v15i3.54739

Palabras clave:

gestion de riesgos, organizaciones, control interno-externo

Resumen

El modelo de gestión de riesgos desarrollado en este trabajo es aplicable a la Coordinación General de Gestión de Personas (COGEP) del Ministerio de Salud brasileño. Para la construcción del modelo, se analizaron el modelo de gestión de riesgos propuesto por el Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), los principios y las directrices de gestión de riesgos de la ISO 31000 y las medidas para la sistematización de prácticas relacionadas con la gestión de riesgos, los controles internos y la gobernanza de la Instrucción Normativa Conjunta nº 1, del 10 de mayo de 2016. Además, se llevaron a cabo el reconocimiento de toda la cadena de valor de la COGEP, el levantamiento de su misión, visión y valores y la identificación de sus objetivos estratégicos, tácticos y operativos. Finalmente, se definieron las etapas necesarias para la construcción del modelo de gestión de riesgos. Se concluye, en virtud de lo expuesto, que fue acertada la construcción de un modelo de gestión de riesgos para la COGEP, para uso inmediato, dada la variedad de beneficios que puede ofrecer.

Biografía del autor/a

  • Waldênia Vieira de Moraes Lima, Universidade Federal De Santa Catarina

    Mestre em Controle de Gestão pela Universidade Federal de Santa Catarina. Servidora Pública Federal no Ministério da Saúde – São Luiz/MA. Brasil.

  • Fernando Richartz, Universidade Federal De Santa Catarina

    Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC com atuação na Graduação e no Mestrado profissional - Profnit e no Mestrado Profissional em Planejamento e Controle de Gestão. Doutor em Contabilidade (2016) e Mestre em Contabilidade pelo PPGC - UFSC (2013). Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSC (2010). Pesquisador vinculado ao Grupo de Gestão de Custos e ao Laboratório de Inteligência e análise de dados e negócios. Membro titular do Conselho de Curadores da UFSC. Conta com experiência na iniciativa privada, onde atuou na criação e como analista de inteligência industrial no Observatório da Indústria Catarinense na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e como executivo da Investe SC - Agência de Atração de Investimentos de Santa Catarina. Atuou como membro do conselho Fiscal da FEESC e no conselho deliberativo do Sebrae-SC, além de ter exercido a função de Secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC de janeiro de 2020 até julho de 2022. 

  • Rômulo Fedatto-Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

    Funcionário da Caixa Econômica Federal desde 2012 onde atuou nas funções de Gerente Pessoa Física e Gerente de Clientes e Negócios atendendo clientes de alta renda como consultor de investimentos. Possui Certificação de Especialista em investimentos CEA pela ANBIMA. Mestrando em Planejamento e Controle de Gestão na Universidade Federal de Santa Catarina, MBA em Planejamento Financeiro e Certificações no Centro Universitário UNIBTA (2021) graduação em Gestão Financeira pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2019). Formado Oficial do Exército Brasileiro pelo NPOR do 63 BI (2009) atualmente Oficial da Reserva da 2 classe.

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Publicado

2025-01-31

Cómo citar

1.
Directrices para un modelo de gestión de riesgos para gestión de personal del Ministerio de Salud . Rev. G&S [Internet]. 2025 Jan. 31 [cited 2025 Feb. 22];15(3):302-15. Available from: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/54739