Um olhar da medicina sobre a atenção primária do Mato Grosso e Rio Grande do Sul
Palabras clave:
Gestão, Políticas de saúdeResumen
O VER-SUS foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as entidades estudantis as secretarias municipais de saúde para oferecer aos estudantes vivências e estágios no SUS. O objetivo deste estudo é relatar as experiências das estudantes na atenção básica de Nova Lacerda (MT) e de Porto Alegre (RS), a fim de corroborá-las com o referencial da saúde coletiva e identificar possíveis falhas nas unidades. A análise foi de natureza qualitativa acerca de um relato de experiência. Os principais objetos de análise na atenção básica foram o Programa de Saúde da Família (PSF I) e do (PSF II), do MT, no período de 23 de julho e 27 de julho de 2012, em relação à Estratégia de Saúde da Família I (ESF I) e (ESF II), do RS, no período de 25 de janeiro até dia 06 de fevereiro de 2013. Notaram-se diferenças entre as próprias PSFs e ESFs na composição das equipes e no acolhimento. A dispensação dos medicamentos ocorre de forma diferente e há os grupos de hipertensos e diabéticos (HIPERDIA) nas unidades. Assim, apesar de buscarem objetivos comuns para resultados positivos, perceberam-se diferentes formas de se trabalhar com os princípios da atenção básica em cada município.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença