Aspectos educativos do programa de prevenção do câncer do colo do útero, Belém, Pará, Brasil
Palabras clave:
Neoplasias do colo uterino, Papiloma Vírus Humano, Educação em SaúdeResumen
A Educação em Saúde é primordial na atenção básica, pode contribuir para o êxito do programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero-PCCU. O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento de mulheres sobre câncer do colo do útero e do vírus HPV, com ênfase nos aspectos educativos. A amostra do estudo foi de 157 mulheres do PCCU de uma unidade de saúde pública de Belém∕PA, em 2012. A idade variou de 17 a 80 anos, com mediana de 37 anos, 60,5% tinham instrução de nível médio incompleto ao superior completo; 71,3% tinham renda familiar com até um salário mínimo. Do total de mulheres, 10,2% realizaram o exame colpocitopalógico pela primeira vez, 56,1% para controle anual. A busca espontânea pelo exame foi de 79,0%. Das mulheres, 0,6% desconhecia a neoplasia, acreditam na cura desta 79,6%, na prevenção 89,2%, ouviram falar no vírus HPV 76,4%, na vacina 40,2%. Conclui-se que há necessidade de elevar o nível de conhecimento dessas mulheres do PCCU, na perspectiva da prevenção primária e secundária desta neoplasia através das ações educativas e a inserção dessas ações nas escolas de ensino fundamental e médio são medidas que podem contribuir com o Programa em Belém, cujos índices de câncer são alarmantes.
Palavras-chave: Neoplasias do colo uterino; Papiloma Vírus Humano; Educação em Saúde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença