O campo científico da saúde coletiva:

apontamentos para o debate para a formação da pós-graduação stricto-sensu

Autores/as

  • Jaqueline Ferreira Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Leonardo Figueiredo Cunha Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Luiza Lena Bastos Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palabras clave:

Saúde, Saúde Coletiva

Resumen

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação na pós-graduação stricto-sensu em saúde coletiva, tendo em vista a interdisciplinaridade requisitada na perspectiva da construção da mesma como campo científico. Aborda-se essa construção como um campo de saberes e práticas e o contexto do seu surgimento no Brasil. Discute-se os desafios e perspectivas de uma formação abrangente para os pós-graduandos a partir de disciplinas embasadoras que contemplem as diferentes áreas de conhecimento. Para este debate, utiliza-se aportes teóricos de autores de referência no campo e ilustra-se uma experiência de disciplina ministrada no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Biografía del autor/a

  • Jaqueline Ferreira, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Médica de Família e Comunidade, Doutora em Antropologia Social, Professora Adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Enfermeiro. Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade Federal do Maranhão. Doutorando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Luiza Lena Bastos, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Farmacêutica. Doutoranda  em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Número

Sección

Artigos de Pesquisa

Cómo citar

1.
O campo científico da saúde coletiva:: apontamentos para o debate para a formação da pós-graduação stricto-sensu. Rev. G&S [Internet]. 2015 Jun. 1 [cited 2026 Jan. 8];6(2):Pag. 1254-1266. Available from: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/2910

Artículos más leídos del mismo autor/a