Humanização e ambiência na clínica médica do Hospital de Base do Distrito Federal
Palabras clave:
Políticas de SaúdeResumen
Objetivo: Analisou-se a adequação da estrutura da clínica médica de um hospital público do DF, aos padrões e parâmetros da ambiência e humanização propostos pela Política Nacional de Humanização (PNH). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa avaliativa por triangulação de métodos. Entrevistou-se 12 profissionais, sendo 5 enfermeiros e 7 técnicos de enfermagem e aplicou-se questionário a 40 usuários da Clínica Médica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Resultados: Os resultados apontam que existem diferenças e similaridades entre os andares; os profissionais avaliaram a maioria dos parâmetros definidos como regular e possuem ideias diversificadas sobre ambiência e humanização; Os usuários acreditam que existe modificações no ambiente hospitalar e avaliaram a maioria dos parâmetros como bom. Conclusão: A ambiência nestes andares está parcialmente em conformidade com os dispositivos da PNH, as diferenças entre os andares explica-se pelo perfil da gestão e pela baixa apropriação dos profissionais e de usuários sobre o assunto.
Descritores: Humanização da assistência; Política de Saúde; Ambiente de Instituições de Saúde; Pesquisa em avaliação de enfermagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença