REDE DE SUPORTE PARA IDOSOS DO PARANOÁ, REGIÃO METROPOLITANA DO DISTRITO FEDERAL
Palabras clave:
Idosos, Rede de Suporte Social, MapeamentoResumen
Objetivo: Trata-se de um estudo investigativo descritivo realizado diretamente com os serviços e redes de suporte aos idosos que residem em uma região metropolitana Distrito Federal. Método: Foi realizado um levantamento direto desta rede por meio das divulgações na Internet, visita a instituições e movimentos de apoio, e com base no relato de moradores e profissionais que atuam nos Serviços de Saúde desta região. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com informações necessárias para a descrição de cada rede de suporte elaborado pelos próprios pesquisadores. Resultados: As categorias de rede encontradas foram: Alimentação; Associações; Cartórios e Tribunais; Educação; Imprensa; Lazer; Organizações Não-Governamentais; Prefeituras Comunitárias; Saúde; Segurança; Serviço Social e Trabalho. Foram estimados 46 recursos e atividades, contudo somente quatro ofereciam serviços específicos para idosos, ou seja, os demais eram de uso coletivo. O produto final obtido foi um guia com informações acerca da Rede de Suporte ao idoso do Paranoá. Conclusão: O mapeamento não segue a disposição exclusiva dos idosos, mas é um instrumento que pode ser utilizado pelos profissionais que dispensam cuidados específicos para o grupo em questão, uma vez que se entende a suma necessidade de fortalecer a rede de apoio, em prol da eficiência e efetividade dos serviços prestados e da manutenção da qualidade de vida destes idosos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença