O funcionamento do sistema de governança das redes de atenção à saúde em Montes Claros, Minas Gerais - Brasil
Palabras clave:
Gestão, Políticas de saúdeResumen
O Sistema de Governança das Redes de Atenção à Saúde é um recurso de caráter organizativo sendo responsável pelo gerenciamento e integração funcional dos componentes das redes no Sistema Único de Saúde - SUS. O objetivo central deste artigo é avaliar a percepção dos profissionais das equipes de Saúde da Família sobre o funcionamento do sistema de governança da rede no município sede da Macrorregião Norte do Estado de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal e exploratória. Para coleta de dados utilizou-se um questionário adaptado com 14 questões correspondentes à avaliação da governança, aplicado a 18 equipes no período de junho a outubro de 2010, após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram analisados por meio do software com estatística simples, obtidos por equipe e foram classificados em quatro níveis de integração das redes (fragmentado; incipiente; avançado; integrado). Os resultados evidenciaram que o sistema de governança das redes de atenção à saúde deste município é considerado incipiente na percepção dos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família. Recomendam-se novos estudos, com delineamento longitudinal e prospectivo para avaliar como ocorrerá e quando o processo de consolidação das redes de forma efetiva, avançada e integrada na Atenção Primária á Saúde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença