Educação superior brasileira ”“

Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde

Autores/as

  • Claudia Maffini Griboski

Palabras clave:

Avaliação, Educação superior, Área da saúde

Resumen

O presente trabalho versa sobre a educação superior brasileira frente às práticas da avaliação, explicitando a importância do seu uso na gestão acadêmica e institucional para a garantia do permanente acompanhamento da qualidade da oferta.  Com esse objetivo discute a trajetória da política de avaliação da educação superior com ênfase na construção do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  Nessa perspectiva, realiza uma pesquisa exploratória com análise descritiva dos elementos constitutivos do Sinaes, instrumentos e indicadores, bem como resultados do ciclo avaliativo em 2004, 2007 e 2010 com a finalidade de caracterizar e comparar a evolução dos cursos na área da saúde e projetar melhorias no seu desenvolvimento. Enfim, a comparação desses resultados, em especial dos cursos de enfermagem, pela notável expansão no período, mostra sua importância como elemento indutor da mudança de atitudes pessoais e profissionais dos docentes e demais envolvidos no processo educativo. Além disso, possibilita às IES, à proposição de alterações curriculares que atendam a perspectiva de melhorar a formação dos estudantes, contribuindo para o estabelecimento da cultura de avaliação na educação superior que garanta à sociedade confiabilidade nos resultados e credibilidade na qualidade dos cursos ofertados.

Biografía del autor/a

  • Claudia Maffini Griboski

    Departamento de Enfermagem da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília - UnB.

Publicado

2017-07-27

Número

Sección

Artigos de Pesquisa

Cómo citar

1.
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde. Rev. G&S [Internet]. 2017 Jul. 27 [cited 2025 Mar. 13];3(1):352-31. Available from: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/105