Os usos de parênteses na relação saúde e doença

Authors

  • Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo Universidade Federal de Pernambuco

Abstract

O presente estudo problematiza as formas de compreender a relação saúde e doença, através da colocação de parênteses entre a pessoa e sua morbidade. Para realizar essa reflexão, são utilizados autores, como Laplantine, Canguilhem, Amarante. Nas medicinas centradas na doença, baseadas no modelo fisicalista, o parênteses é posto na pessoa, o foco de cuidado é a doença e sua manifestação (os sintomas). Desse modo, caberá ao médico dar sentido a esses sintomas e tratá-los. Nas medicinas centradas na pessoa, baseadas em um modelo que considera a pessoa como um todo, o parênteses é posto na doença, logo a pessoa é tomada como referência em sua relação com o corpo social. Assim, se passa a trabalhar com o enfoque na saúde e com a possibilidade de experiência dessa pessoa. Conclui-se que a perspectiva de “pôr entre parênteses” torna visível alguns saberes, provocando ações e reações no que diz respeito ao cuidar das pessoas, que podem contribuir para suas constituições em sociedade, de maneira que essas possam lidar com as vicissitudes da vida.

Author Biography

  • Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo, Universidade Federal de Pernambuco

    Licenciatura e Formação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), mestrado em vias de conclusão em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com enfoque nos estudos em saúde mental e reforma psiquiátrica. Faz parte da linha de pesquisa Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas e do grupo de pesquisa GEPCOL.

Published

2017-08-07

Issue

Section

Artigos de Revisão

How to Cite

1.
Os usos de parênteses na relação saúde e doença. Rev. G&S [Internet]. 2017 Aug. 7 [cited 2026 Jan. 5];1(1):1850-6. Available from: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/226

Most read articles by the same author(s)