Representações sociais sobre homem e mulher:

uma análise a partir do discurso de homossexuais

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Alana Ferreira Cordeiro Universidade Federal do Ceará
  • Carmen Silvia Nunes de Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Figueiredo Neves Universidade Federal do Ceará
  • Samantha Pinheiro Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre a construção de representações de categorias consideradas tradicionais, como homem e mulher por pessoas que se denominam gays e que participam de um movimento homossexual em Fortaleza, no ano de 2010. Partindo deste pressuposto, formulou-se a seguinte pergunta: “Como os gays participantes de uma associação do movimento gay na cidade de Fortaleza representam o homem e a mulher?”. Consequentemente, o objetivo geral foi entender qual a representação que gays possuem de homem e de mulher. Utilizou-se o termo gay por ser mais politizado e menos estigmatizador. Foi realizada entrevista semiestrutura, que foi registrada por meio de gravações. Diante das falas dos entrevistados, foi realizada uma análise de discurso e elaboradas três categorias empíricas: “Pronto, assumi...e aí?”, “A diversidade... é isso que a gente procura” e “Transgredindo essa dualidade de gênero” que se remetem aos objetivos almejados.

Biografia do Autor

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

    Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

  • Alana Ferreira Cordeiro, Universidade Federal do Ceará

    Psicóloga

  • Carmen Silvia Nunes de Miranda, Universidade Federal do Ceará

    PscólogaMestre em Psicologia

  • Samantha Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Psicologia e graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

  • Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

    Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Representações sociais sobre homem e mulher:: uma análise a partir do discurso de homossexuais. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 26º de dezembro de 2025];5(3):pag. 1055-1067. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/487

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)