Envolvimento e compromisso social ”“

uma experiência de educação diferenciada

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Natália Freitas Dantas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Antônio Jackson Alcântara Frota Universidade de Fortaleza

Resumo

Este artigo é o resultado da parceria do Projeto de Extensão Novas Cores (NUCEPEC-UFC) com um Centro de Educação de Crianças e Adolescentes de um bairro de Fortaleza, que consistiu na realização de dez oficinas, com média de uma hora e meia de duração com adolescentes entre 13 a 18 anos. O objetivo foi discutir os Direitos Fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram abordados os direitos à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura. Dentre os temas citados, o “Direito à Cultura” foi explorado de forma mais específica a partir de uma atividade de campo junto aos grupos artísticos. A proposta foi fundamentada na perspectiva teórica de Paulo Freire e Carl Rogers no que se refere ao diálogo, à educação e ao conceito de realidade. Realça-se que o principal resultado deste trabalho foi o de possibilitar um espaço profícuo de trocas no grupo composto por jovens e estudantes de Psicologia.

Biografia do Autor

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

    Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

  • Natália Freitas Dantas, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2007).

  • Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

    Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR.

  • Antônio Jackson Alcântara Frota, Universidade de Fortaleza

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade Católica de Fortaleza (2000), graduação em TEOLOGIA pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (2004) e graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade de Fortaleza (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Instituições Religiosas, Marketing e Recursos Humanos, Mestrando em Administração de Empresas pela UNIFOR (2012 -2014) e Especialização em Assessoria Executiva em Gestão Pública e Privada pela UFC (2011)

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Publicado

21-08-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

1.
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 27º de dezembro de 2025];5(2):pag. 611-621. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/454

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