A visita íntima como prática educativa para adolescentes privados de liberdade

Autores

  • Emanuelly Pereira de Araújo UNICAMP
  • Breno de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Nadja Carolina de Sousa Pinheiro Caetano Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Resumo

A visita íntima antes era um direito concedido somente a pessoas maiores de idade que se encontravam aprisionadas. Atualmente, com a sanção da lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que regulamenta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) esse também passa a ser um direito dos adolescentes privados de liberdade. Nesse sentido, o objetivo deste ensaio teórico foi analisar pontos relevantes no que se refere às medidas socioeducativas, em especial, a prática da visita íntima. Para tanto, propõe-se uma discussão sobre como era o antigo cenário com a ausência dessa medida, e como deverá ser depois de sua regulamentação. Discute-se também acerca dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos sob a perspectiva da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Contudo, é preciso repensar práticas e ampliar concepções acerca das representações sociais da sexualidade humana que outrora se constrói de maneira fragmentada, já que a visita íntima pode repercutir positivamente na vida do socioeducando se de fato for executada dentro dos pressupostos éticos-legais.

Biografia do Autor

  • Emanuelly Pereira de Araújo, UNICAMP

    Psicóloga graduada pela Faculdade Integral Diferencial. Mestra na área de Psicologia Educacional pela UNICAMP.

  • Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Psicólogo graduado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especialista em Saúda da Família e mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

  • Nadja Carolina de Sousa Pinheiro Caetano, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

    Psicóloga, professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Edição

Seção

Ensaio Teórico

Como Citar

1.
A visita íntima como prática educativa para adolescentes privados de liberdade. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 28º de dezembro de 2025];7(2):Pág. 742-757. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/3539

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)