Utilizando as expressões lúdicas como terapêutica na reabilitação da hospitalização infantil:

uma revisão integrativa

Autores

  • Suellen Rodrigues de Oliveira Maier UFMT
  • Adriano Noquele de Almeida

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica

Resumo

O estudo destaca os fatores que auxiliam o uso dos recursos lúdicos na enfermagem como terapia auxiliar na melhoria da qualidade de saúde de crianças hospitalizadas. Trata-se de um estudo pautado na análise integrativa da literatura através de bases de dados, conforme protocolo instituído e validado por profissionais especialistas da área. A partir da análise de dados emergiram três categorias: a atuação do enfermeiro frente aos cuidados com crianças hospitalizadas, o cuidado humanizado através da ludicidade em terapia e a adesão do brinquedo terapêutico no hospital. Concluí que os benefícios das atividades lúdicas podem contribuir na diminuição dos efeitos estressores da hospitalização e tornar a assistência prestada consideravelmente mais humanizada.

Biografia do Autor

  • Suellen Rodrigues de Oliveira Maier, UFMT

    Enfermeira. Mestre. Professora Assistente II da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis.

  • Adriano Noquele de Almeida

    Enfermeiro. Graduado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso-Campus Universitário de Sinop.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
Utilizando as expressões lúdicas como terapêutica na reabilitação da hospitalização infantil:: uma revisão integrativa. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 29º de dezembro de 2025];7(1):Pág. 356-368. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/3432

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)