Diagnósticos de enfermagem em consultas de pré-natal em uma unidade básica de saúde de Teresina-PE

Autores

  • Kleiton Richard da Silva Araujo Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Ananda Caroline Martins de Oliveira Universidade Estadual do Piauí -UESPI
  • Emanuele Cristina de Souza Silva Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • José Francisco Ribeiro Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Thiago Vieira de Morais CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA - CEUT

Palavras-chave:

Gestação, Pré-Natal, Diagnóstico de Enfermagem

Resumo

Introdução: O pré-natal deve conter um conjunto de ações individuais e coletivas, onde se faz necessário à utilização de um instrumento metodológico, denominado processo de enfermagem, de responsabilidade do enfermeiro. Objetivo: Objetivou-se nesta pesquisa elencar o perfil de diagnósticos de enfermagem em gestantes atendidas em Unidade de Saúde da Família com base na Taxonomia II da NANDA-I. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem descritiva, com dados colhidos em prontuários das 45 gestantes cadastradas no programa de pré-natal da referida unidade de saúde da família. Resultados: Após analise dos dados coletados, foram elaborados 11 diagnósticos: Dor aguda (cefaleia, lombalgia, dor em baixo ventre), Infecção do trato urinário, náuseas, risco da díade mãe/feto, risco de paternidade ou maternidade prejudicada, astenia (fadiga), nutrição desequilibrada mais que as necessidades corporais (sobrepeso), baixa autoestima situacional (problemas emocionais), diarreia, ansiedade, constipação. Conclusão: O objetivo do estudo foi alcançado, e espera-se que a partir dos diagnósticos de enfermagem elaborados, intervenções de enfermagem específicas aos problemas constatados nas gestantes durante o pré-natal possam ser tomadas, já que o enfermeiro tem respaldo científico e legal para realizar a promoção e prevenção da saúde materna e neonatal ainda que na atenção primária.

Biografia do Autor

  • Kleiton Richard da Silva Araujo, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

    Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus: Faculdade de Ciências Médicas ”“FACIME. Docente da Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP. Pos graduando em Enfermagem Obstétrica e Neonatal- FVJ; Pos graduando em Educação Pobreza e Desigualdade Social- UFPI; Pos graduando em Metodologia do Ensino Superior- UNINTER. 

  • Ananda Caroline Martins de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí -UESPI

    Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus: Faculdade de Ciências Médicas -FACIME. Especializanda em Docência do Ensino Superior - FAIBRA.

  • Emanuele Cristina de Souza Silva, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

    Graduanda do curso de enfermagem da UESPI/FACIME.

  • José Francisco Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

    Enfermeiro Obstetra, Mestre em Ciência e Saúde, Docente da Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

  • Thiago Vieira de Morais, CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA - CEUT

    Graduando do curso de enfermagem da Faculdade CEUT.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Diagnósticos de enfermagem em consultas de pré-natal em uma unidade básica de saúde de Teresina-PE. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 23º de fevereiro de 2025];6(3):Pág. 2678-2694. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/3147

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>