FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR:
POTENCIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSTURAS E PRÁTICAS DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Resumen
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que versa sobre formação continuada de professores e inclusão escolar e consistiu em analisar as manifestações de educadores participantes do Curso de Formação Continuada em Tecnologia Assistiva (TA) acerca de suas compreensões, posturas e práticas quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. A metodologia adotada para a aquisição dos dados envolveu a leitura dos documentos produzidos pelos participantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TelEduc, visto tratar-se de um curso realizado por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como a aplicação de questionário e entrevista. Os resultados revelaram os dilemas pessoais vividos com o processo de inclusão expressos por sentimentos de insegurança, descrença, despreparo profissional, medo do novo, do diferente; a influência de aspectos culturais, sociais e históricos nas concepções, crenças, valores e nas relações pedagógicas; uma formação inicial que não contemplou os dilemas vivenciados na sala de aula; Políticas Públicas, legislações, diretrizes que não mobilizaram a ocorrência de novas posturas e práticas. Neste trabalho buscou-se evidenciar o potencial da formação para a ocorrência de novas posturas dos educadores em face do processo de inclusão escolar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença