A roda de conversa como ferramenta de planejamento de ações:
relato de experiência
Palabras clave:
Roda de Conversa, Planejamento Participativo, EmpoderamentoResumen
INTRODUÇÃO: As rodas de conversas são espaços coletivos usados para a discussão e reflexão sobre diversos temas, podendo ser utilizada para distintos fins inclusive para o planejamento de ações. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por enfermeiras a partir do uso da metodologia da roda de conversa com a comunidade no contexto do planejamento das ações em saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência acerca do uso da roda de conversa como ferramenta de atuação na comunidade. As rodas foram realizadas em equipamentos sociais do território de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde da zona Leste do município de Teresina com finalidade de discutir o processo saúde-doença e participação popular no planejamento das ações que seriam desenvolvidas neste território. RESULTADOS: Neste estudo a roda de conversa foi utilizada como estratégia para participação popular no planejamento de ações. Inicialmente o facilitador lançou o questionamento “o que significa saúde para você?” e diversos conceitos foram expressos, alguns relataram que saúde é ter disposição pra trabalhar todos os dias, é não ter nenhum tipo de doença e estar em paz consigo. Alguns referiram que saúde é ter assistência hospitalar de qualidade, médico para atender a comunidade e medicação disponível. Em seguida o facilitador discutiu saúde como responsabilidade de todos, pactuando os eixos norteadores para o plano de trabalhado de acordo com as necessidades locais. CONCLUSÃO: Possibilitou a escuta e a participação popular no planejamento das ações de promoção da saúde.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença