A TRANSMISSÃO MARTENO-INFANTIL DO HIV:
UMA REVISÃO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM
Palabras clave:
Transmissão vertical de doença infecciosa, HIV, Saúde da MulherResumen
O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre osfatores envolvidos na transmissão vertical do HIV. Metodologia: Trata-se de umarevisão de literatura, realizada nos últimos dez anos (2001 a 2010), no qualrealizou-se uma consulta a periódicos presentes na Biblioteca Virtual de Saúde,Periódicos do Portal Capes e documentos oficiais do Ministério da Saúde. Foramencontrados 4.000 artigos no período mencionado, os mesmos foram selecionadospelo idioma português, e exclusão de artigos coincidentes relacionados ao tema.Resultados e Discussão: No Brasil, de 1980 a junho de 2007 foram notificados 474.273casos da doença. As possibilidades de controle dessa pandemia ainda parecemremotas, apesar do desenvolvimento de novas terapias e do esforço mundial nabusca de uma vacina eficaz contra a infecção. Cerca de 40% das transmissões doHIV da mãe para o bebê ocorrem durante a gestação e 65%, no parto. Há, ainda,um risco acrescido de transmissão por meio da amamentação natural, com índicesentre 7% e 22% por exposição durante a mamada. Conclusão: Sendo assim, osserviços de saúde devem estar preparados para esse atendimento e a equipemultiprofissional precisa estar envolvida na busca de solução para astransformações que a infecção pelo HIV trouxe para a assistência da gestante,do feto e da família.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença