Assistência de enfermagem no tratamento do câncer de mama
Resumen
Objetivos: Descrever a assistência de enfermagem no tratamento do câncer de mama, visando à assistência básica antes, durante e após a detecção do câncer. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica, buscando conhecimento e informações em livros-textos, artigos científicos, e análise de dados coletados no site do INCA (Instituto Nacional do Câncer), Ministério da Saúde, COFEN, LILACS e SCIELO. Foram selecionados 85 artigos, onde apenas 34 acabaram sendo utilizados no trabalho por responderem exatamente ao objetivo da pesquisa. Resultados: A assistência de enfermagem, segundo os autores utilizados, visa uma importância maior ao apoio psicológico do que a assistência de enfermagem em si. Mesmo tendo políticas de saúde que direcionam as ações da Enfermagem oncológica, observa-se no estudo que há uma preocupação maior com o lado emocional do que o fisiológico do paciente. Conclusão: A utilização da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) é usada como recurso básico, mas a enfermagem deve ir, além disso, buscar uma assistência que seja adequada e eficaz para minimizar o sofrimento físico e emocional de todos os envolvidos no tratamento do câncer de mama.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença