Dor em pediatria:

o papel da assistência de enfermagem junto à criança com dor

Autores

  • Érika Bernardes da Costa
  • Solange da Silva Lima
  • Rogério Ferrari Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro-RJ

Resumo

A assistência de enfermagem em pediatria é muito complexa, o que se agrava com a dor do paciente. A dor tem sido um dos maiores fatores que afetam o curso da história humana. A avaliação efetiva da dor em pediatria tem sido um desafio para os profissionais da saúde, haja vista que para a equipe de enfermagem avaliar e quantificar a dor na criança é importante a compreensão das características do desenvolvimento e comportamento infantil. Portanto entender a criança com dor, encontrar um meio para ajudá-la será uma estratégia para otimizar a forma de tratamento. Considerando a importância da avaliação da dor em nosso meio, o enfermeiro enquanto membro de uma equipe multiprofissional necessita adquirir noções básicas sobre a fisiologia da dor, as formas de avaliação da dor na criança, uma vez que são conhecimentos importantes para a tomada de decisões nas situações em que o sofrimento pode e possivelmente é evitado.

Biografia do Autor

  • Érika Bernardes da Costa

    Graduada em enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Cáceres-MT.

  • Solange da Silva Lima

    Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência; Especializanda em Gestão e Saúde pela UAB/UNEMAT, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

  • Rogério Ferrari, Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro-RJ

    Graduando em Medicina pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro-RJ.

Downloads

Publicado

28-07-2017

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde

Como Citar

1.
Dor em pediatria:: o papel da assistência de enfermagem junto à criança com dor. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 25º de dezembro de 2025];3(3):897-906. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/147

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>