ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS

Authors

  • Eva Fernanda Pereira Muniz Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
  • Mariana Maia Peixoto Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Henry Maia Peixoto Universidade de Brasília (UnB)/ Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Keywords:

Educação

Abstract

Introdução: Neste estudo foram analisadas as respostas de acadêmicos do Curso de Enfermagem de uma universidade brasileira a um questionário com perguntas sobre como eles desenvolveram os processos de aprendizagem durante a realização de Estágios Curriculares Supervisionados. Objetivo: Investigar a utilização de estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos de Enfermagem. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos coletados por um instrumento estruturado. Resultado: Observamos que entre as estratégias mais usadas destacam-se: “Frequentei regularmente o campo de estágio”; “Realizei atividades/procedimentos propostos durante o estágio”; “Fiz anotações sobre conteúdos aprendidos no estágio”; e “Esforcei-me mais quando percebi que estava perdendo a concentração”. Conclusão: Conclui-se que no Estágio Curricular Supervisionado a principal estratégia para o aprendizado é a frequência regular, somada à realização das atividades/procedimentos, com anotação do conteúdo e dos detalhes práticos relacionados às atividades.

Author Biographies

  • Eva Fernanda Pereira Muniz, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

    Enfermeira. Graduanda em Enfermagem. Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

  • Mariana Maia Peixoto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

    Estudante. Graduanda em Licenciatura em Ciência da Computação. Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Henry Maia Peixoto, Universidade de Brasília (UnB)/ Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

    Enfermeiro. Doutorando. Universidade de Brasília (UnB)/ Professor do Centro Universitário de Brasília  (UniCEUB).

Issue

Section

Artigos de Pesquisa

How to Cite

1.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS. Rev. G&S [Internet]. 2015 Feb. 2 [cited 2025 Dec. 28];6(1):pag. 168-183. Available from: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/2543