REFLORESTAMENTO_JÁ

Documentação estética da obra

Autores

Palavras-chave:

reflorestamento, realidade aumentada, inteligência artificial, pesquisa em estética de meio ambiente, arte computacional

Resumo

Manter em pé o que resta não basta, já quase todo o verde se foi, agora é hora de ser reflorestada a nossa terra Brasil. O reflorestamento no nosso país é urgente. Nesse viés, apresentamos a proposta artística que tem percorrido o Brasil, que mostra em grandes dimensões fotografias da devastação na Amazônia e em Realidade Aumentada, o reflorestamento imaginado. Como a arte e o design podem ser meios de conscientização para o ativismo ambiental na Amazônia? Como as tecnologias da memória auxiliam no ativismo ambiental? Como propostas poéticas podem chamar atenção de investimentos e políticas públicas ambientais? A proposta visa colaborar com o plantio e o reflorestamento da Amazônia. A segunda etapa do trabalho busca registrar algumas árvores como marcadores, para protegê-las. Ou seja, elas ficam na memória da obra. Caso desapareçam, podemos denunciar. Nesse sentido, cuidamos para preservar.

Biografia do Autor

  • Teófilo Augusto da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

    Doutor em Artes Visuais (Arte e Tecnologia) pela Universidade de Brasília - UnB com período sanduíche na Universidade de Artes de Berlim - UdK. Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF, Especialista em Arte e Cultura pelo SENAC-RJ e Bacharel em Comunicação Social pela UFES. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenador do Media Lab/Unifesspa, Artista.

  • Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi; Universidade de Brasília - UnB

    Doutora em Artes e Ciências da Arte, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França. Linha de pesquisa Design, Arte e Tecnologia. Professora titular da Universidade de Brasília e do Anhembi Morumbi. Pública e participa de exposições no campo da Arte Computacional. Pesquisadora e artista do CNPq.

Referências

ALMEIDA, S. A. DE et al. RELATÓRIO TÉCNICO I: DIAGNÓSTICO DO PLANO DIRETOR DE MARABÁ: Plano Diretor Participativo do Município de Marabá, Diagnóstico. Marabá - PA: Prefeitura Municipal de Marabá, Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa, dez. 2006.

Global Forest Watch. Disponível em: <https://www.globalforestwatch.org/>. Acesso em: 10 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art

Como Citar

REFLORESTAMENTO_JÁ: Documentação estética da obra. (2023). Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 434-450. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48491