Atribuição de Estereótipos A Grupos Regionais Por Parte de Alunos do Primeiro Grau

Autores

  • Eunice M.L. Soriano de Alencar Universidade de Brasília

Resumo

RESUMO ”” Foi o objetivo do estudo investigar em uma amostra de 480 alunos da 5a a 8a séries de escolas públicas e particulares de Brasilia, D.F. os estereótipos relativos ao carioca, gaúcho, mineiro, nordestino e paulista. O instrumento utilizado incluía uma relação de doze atributos (como inteligente, alegre, esperto e honesto), solicitando-se aos alunos para dar pontos de 1 a 5 aos distintos grupos nestas características. Observou-se que em cada grupo certos traços foram mais salientados. Constatou-se ainda que muitos dos estereótipos observados entre adultos com relação aos diferentes grupos foram também observados na amostra estudada, especialmente entre os alunos de séries mais avançadas.

Referências

GARRET, CS.; EIN, P.L. & TREMAINE, L. (1977) The development of gender
stereotyping of adult occupations in elementary school children. Child Development,
43, 507-512.
NADELMAN, L. (1974) Sex identity in American children: memory, knowledge,
and preference tests. Developmental Psychology, 10, 413-417.
WILLIAMS, J.E.; BENNETT, S.M. & BEST, D.L. (1975) Awareness and expression
of sex stereotypes in young children. Developmental Psychology, 11,635-642.
Psicol., Teori.,

Downloads

Publicado

2012-04-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atribuição de Estereótipos A Grupos Regionais Por Parte de Alunos do Primeiro Grau. (2012). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 1(1), 65-74. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16800

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)